Nesta página, você encontra as Publicações do grupo.

 

Publicações em Periódicos


ANOPUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOSLINK DE ACESSO
2024OLIVEIRA, G. A. ; DA SILVA, S. de C. R. ; MEIRINHOS, M. F. . COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES E A PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. FUCAMP Cadernos, v. 26, p. 13-25, 2024.Acessar Publicação
2024SCHLOSSER, DIEGO FABRICIO ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; HERRERA CANTORANI, JOSÉ ROBERTO ; PILATTI, LUIZ ALBERTO . Storysign: aplicativo de inteligência artificial e realidade aumentada para leitura bilíngue língua portuguesa e libras. REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 18, p. e022020-11, 2024.Acessar Publicação
2024MOLINA, LINA MARIA MORENO ; FRANCISCO, MARCOS VINICIUS ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI . Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:. Teias (Rio de Janeiro), v. 25, p. 348-360, 2024.Acessar Publicação
2024ALVARISTO, ELIZIANE DE FÁTIMA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI ; SANTINELLO, J. ; MAMCASZ, L. V. . Ensino e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista: concepções de uma mãe em tempos de pandemia. Praxis, v. 16, p. 1-14, 2024.Acessar Publicação
2024BENITES, F. B. A. M. ; DUTRA, A. ; MIQUELIN, A. F. ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; SHIMAZAKI, E. M. . O Corcunda de Notre Dame e a defectologia: olhar às esferas social e cultural e aos caminhos indiretos do desenvolvimento. EUROPEAN JOURNAL OF SPECIAL EDUCATION RESEARCH, v. 10, p. 1-25, 2024.Acessar Publicação
2023CURY, R. C. ; SANTOS, T. R. ; DA SILVA, S. de C. R. . OPTIMIZATION OF THE 3D PRINTING AND TEST OF MATERIALS FOR TEACHING AND LEARNINGFOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT. EUROPEAN JOURNAL OF SPECIAL EDUCATION RESEARCH, v. 9, p. 76-91, 2023.Acessar Publicação
2023NORONHA, ADRIELA MARIA ; SILVA, SANIDE CARVALHO RUTZ DA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI . teoria histórico-cultural e a educação de pessoas com deficiência intelectual. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 18, p. e023025-15, 2023.
Acessar Publicação
2023PRATES, RAFAELLA TRINDADE CUNHA ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; ANTUNES, DIEGO ROBERTO ; NORONHA, ADRIELA MARIA . MAGMÁTICA: JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 43, p. 163-182, 2023.Acessar Publicação
2023DESSBESEL, R. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Mediation in Mathematics Teaching and Learning in Deaf Education: Algebraic Thinking. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 25, p. 192-218, 2023.Acessar Publicação
2023MACHADO, V. R. B. F. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V. . Uso dos jogos de mesa como ferramenta mediadora da aprendizagem em alunos autistas: uma revisão de literatura. PARADIGMA (MARACAY), p. 01-23, 2023.Acessar Publicação
2023SILVA, S. L. R. ; MARCONDES, R. ; DA SILVA, S. de C. R. . Revisão Bibliográfica acerca do Transtorno do Espectro Autista em uma perspectiva Metacognitiva. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 30, p. 1-15, 2023.Acessar Publicação
2023NORONHA, A. M. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; DUTRA, A. . O App Amplia Mentecomo recurso digital de apoio à formação de conceitos matemáticos em estudantes com deficiência intelectual. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 45, p. 1-16, 2023.Acessar Publicação
2023CURY, R. C. ; DA SILVA, S. de C. R. ; MARCONDES, R. . USO DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 16, p. 448-473, 2023.Acessar Publicação
2023MOREIRA, SOLIANE ; DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, SANI ; MIDORI SHIMAZAKI, ELSA . ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA ABORDAGEM BILÍNGUE. EDUCERE: Revista de Educação da UNIPAR, v. 23, p. 1601-1621, 2023.Acessar Publicação
2023NORONHA, A. M. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectua. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, p. 71-91, 2023Acessar Publicação
2023ALVARISTO, E. ; SHIMAZAKI, E. M. ; MAMCASZ, L. V. ; SANTINELLO, J. . TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO À ESTIMULAÇÃO VISUAL: UM ESTUDO DE CASO. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 13, p. 51-66, 2023.Acessar Publicação
2023MAMCASZ-VIGINHESKI, LUCIA VIRGINIA ; ALVARISTO, ELIZIANE DE FÁTIMA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI . Interação entre Educação Especial e Ensino Regular: ações pedagógicas a estudantes cegos. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 29, p. 1-18, 2023.Acessar Publicação
2023MACHADO, VÂNIA REGINA BARBOSA FLAUZINO ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LUCIA VIRGINIA . Uso dos jogos de mesa como ferramenta mediadora da aprendizagem em alunos autistas: uma revisão de literatura. PARADIGMA (MARACAY), v. 44, p. 01-23, 2023.Acessar Publicação
2023DESSEBESEL, R. S. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Mediation in Mathematics Teaching and Learning in Deaf Education: Algebraic Thinking. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 25, p. 192-218, 2023.Acessar Publicação
2023LESZARINSKI GALVÃO, DAIANE ; DE FÁTIMA ALVARISTO, ELIZIANE ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LUCIA VIRGINIA ; MIDORI SHIMAZAKI, ELSA . ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: FOCO NAS MODIFICAÇÕES EM RECURSOS DIDÁTICOS. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 420-440, 2023.Acessar Publicação
2023NORONHA, A. M. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; DUTRA, A. . O App Amplia Mente como recurso digital de apoio à formação de conceitos matemáticos em estudantes com deficiência intelectua. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 41, p. e60542-e60542, 2023.Acessar Publicação
2023NORONHA, A. M. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Tendências da produção acadêmica sobre educação especial e inclusiva do PPGECT. REvista Educação Inclusiva, v. 6, p. 37-56, 2022.Acessar Publicação
2023BASNIAK, M. I.; DOMBROWSKI, A. F. . Combinando: um material para ensino de análise combinatória a estudantes cegos. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 8, p. 1, 2023.Acessar Publicação
2023BASNIAK, M. I.; CARNEIRO, E. B. ; MIROTO, E. M. . O processo didático e pedagógico na construção de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação. Revista brasileira de educação em ciências e educação matemática, v. 7, p. 421-435, 2023.Acessar Publicação
2023CASTRO, B. A. F. ; BASNIAK, M. I. . Estudo da Geometria Plana e Espacial GeoGebra por alunos com Altas Habilidades/Superdotação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, v. 7, p. 1-23, 2023.Acessar Publicação
2023ANDRADE, R. B. ; MATOS, E. A. S. ; DESSBESEL, R. S. . A educação de surdos e o ensino de arte no contexto da escola bilíngue. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 36, p. e53/1â??22-22, 2023.Acessar Publicação
2023NORONHA, Adriela Maria; NERHING, C. . Pesquisas em educação matemática: o lugar de estudantes com deficiência. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, p. 164-173, 2023.
Acessar Publicação
2022BORGES, F. ; DA SILVA, S. de C. R. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V. ; SHIMAZAKI, E. M. . Processo de inclusão escolar de uma aluna cega em aulas de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 388-417, 2022. Acessar Publicação
2022BORGES, F. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; VIGINHESKI, L. V. M. . Teaching Geometry Using an Adapted Narrative: A Case Study with a Visually Impaired Student. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 24, p. 402-431, 2022.
Acessar Publicação
2022DA SILVA, S. de C. R.. Research scenarios in special and inclusive education. SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION, v. 10, p. 7-11, 2022. Acessar Publicação
2022FELIPE, N. A. ; BASNIAK, M. I. ; DA SILVA, S. de C. R. . Soroban dos inteiros: material para o ensino de números inteiros a estudantes cegos. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, p. 1-27, 2022.
Acessar Publicação
2022FELIPE, NATALI ANGELA ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; BASNIAK, MARIA IVETE . Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 28, p. 1-17, 2022. Acessar Publicação
2022MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Aspects of Continuing Education of Teachers Working in the Education of Persons with Intellectual Disabilities. SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION, v. 10, p. 166-185, 2022. Acessar Publicação
2022NORONHA, A. M. ; NEHRING, C. M. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico em Estudantes com Deficiência Intelectual pela Perspectiva Histórico-Cultural. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 25, p. 203-213, 2022.
Acessar Publicação
2022VIGINHESKI, L. V. M. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; CASSANDRE, M. P. . Ensino de conceitos sobre geometria fractal para estudantes cegos: do estudo de caso à instrumentalização docente. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 15, p. 1-21, 2022. Acessar Publicação
2022BASNIAK, M. I. ; IAROS, J. A. H. ; DA SILVA, S. de C. R. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS. REVISTA INCLUSIONES - REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES, v. 9, p. 70-95, 2022.Acessar Publicação
2022DA SILVA, S. de C. R.. Research scenarios in special and inclusive education. SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION, v. 10, p. 7-11, 2022Acessar Publicação
2022BORGES, F. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; VIGINHESKI, L. V. M. . Teaching Geometry Using an Adapted Narrative: A Case Study with a Visually Impaired Student. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 24, p. 402-431, 2022.Acessar Publicação
2022BORGES, F. ; SILVA, S. C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. ; SHIMAZAKI, E. M. . Processo de Inclusão Escolar de uma Aluna Cega emAulas de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 388-417, 2022.Acessar Publicação
2022VIGINHESKI, L. V. M. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Aspectos da Formação Continuada de Professores que Atuam na Educação de Pessoas com Deficiência Intelectual. Sisyphus â013 Journal of Education., v. 10, p. 166-185, 2022.Acessar Publicação
2022NORONHA, A. M. ; NEHRING, K. M. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . O desenvolvimento do pensamento algébrico em estudantes com deficiência intelectual pela perspectiva histórico cultural. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 15, p. 203-213, 2022.Acessar Publicação
2022CAETANO, V. G. ; MENEGASSI, R. J. ; SHIMAZAKI, E. M. . O Ato Educativo de Escrita, Revisão E Reescrita Em Adultos Com Deficiência Intelectual Educational. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 28, p. 543-560, 2022.Acessar Publicação
2022GHIZZO NETO FELLINI, DINÉIA ; MIDORI SHIMAZAKI, ELSA ; FERREIRA ACENCIO, CRISTINA . 'APROPRIAÇÃO DO SISTEMA LINGUÍSTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA'. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 11, p. 592-618, 2022.Acessar Publicação
2022MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; CASSANDRE, M. P. . Ensino de conceitos sobre geometria fractal para estuantes cegos: do estudo de caso à instrumentalização docente. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 1, p. 79-99, 2022.Acessar Publicação
2022ALVARISTO, E. F. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LUCIA VIRGINIA ; SHIMAZAKI, E. M. ; SANTINELLO, J. . Com a professora é melhor: desafio do ensino da leitura e da escrita em braille de forma remota. GLÁUKS ONLINE, v. 22, p. 81-98, 2022.Acessar Publicação
2021COSTA, P. K. A. ; DA SILVA, S. de C. R. ; NORONHA, A. M. . Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista de Matemática, Ensino e Cultura ? REMATEC, v. 16, p. 1-18, 2021.Acessar Publicação
2020ALVARISTO, E. F. ; DA SILVA, S. de C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. ; PILATTI, LUIZ ALBERTO . THE USE OF MANIPULATIVE DIDACTIC MATERIAL TO TEACH CONCEPTS RELATED TO THE TREATMENT OF INFORMATION FOR VISUALLY IMPAIRED STUDENTS. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 22, p. 105-121, 2020. Acessar Publicação
2020CANTORANI, JOSÉ ROBERTO HERRERA ; PILATTI, LUIZ ALBERTO ; HELMANN, CAROLINE LIEVORE ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA . A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-26, 2020. Acessar Publicação
2020FELIPE, N. A. ; DA SILVA, S. de C. R. ; BASNIAK, M. I. ; Pinheiro . THE CONCEPTS OF THE VYGOTSKY THEORY APPLIED IN SPECIAL EDUCATION. EUROPEAN JOURNAL OF SPECIAL EDUCATION RESEARCH, v. 6, p. 78-100, 2020.Acessar Publicação
2020IAROS, J. A. H. ; DA SILVA, S. de C. R. ; BASNIAK, M. I. ; KLOSTER, M. J. . DIDACTIC SEQUENCES AND MULTIPLE INTELLIGENCES: A THEORETICAL DISCUSSION ON COMPREHENSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES. European Journal of Special Education Research, v. 5, p. 1-11, 2020. Acessar Publicação
2020MAMCASZ-VIGINHESKI, LUCIA VIRGINIA ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI ; CASSANDRE, MARCIO PASCOAL . Formation of mathematical concepts by the intellectually disabled by means of soroban. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 34, p. 970-994, 2020. Acessar Publicação
2020MELO, M. G. A. ; NEVES, M. C. D. ; DA SILVA, S. de C. R. ; Pinheiro ; MIQUELIN, A. F. . O LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA E SUAS TENDÊNCIAS: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA DA INFLUÊNCIA BEHAVIORISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 185-203, 2020. Acessar Publicação
2020SILVA, S. C. R.; SHIMAZAKI, E. M. ; DESSBESEL, R. . UNA VISIÓN GENERAL DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN DE LOS ESTUDIANTES SORDOS. PARADIGMA (MARACAY), p. 168-189, 2020.Acessar Publicação
2020SZESZ JUNIOR, A. ; MENDES, L. ; DA SILVA, S. de C. R. . Math2Text: Software para geração e conversão de equações matemáticas em texto - limitações e possibilidades de inclusão. RISTI (PORTO), p. 99-115, 2020.Acessar Publicação
2019MACHADO, E. F. ; DA SILVA, S. de C. R. ; BASNIAK, M. I. ; MIQUELIN, A. F. . APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 12, p. 1-16, 2019. Acessar Publicação
2019MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SILVA, S. de C. R. da.; SHIMAZAKI, E. M.; PINHEIRO, N. A. M. Jogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, p. 404-419, 2019.Acessar Publicação
2018ALVARISTO, E. F.; PILATTI, L. A. ; SILVA, S. C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. . Material didático manipulável para o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual. Espacios (Caracas), v. 39, n.46, p. 32-41, 2018.Acessar Publicação
2018BORUCH, I. G. ; BASNIAK, M. I.. Animações no GeoGebra e o Ensino de Matemática: uma experiência com alunos com altas habilidades/superdotação. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted (Revista De La Facultad de Ciencia y Tecnología), v. extra, p. 1-8, 2018.Acessar Publicação
2018DA SILVA, S. de C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. ; SHIMAZAKI, E. M. . La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 40, p. 32210, 2018.Acessar Publicação
2018DESSBESEL, R. da S. ; SILVA, S. C. R. da ; SHIMAZAKI, E. M. O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática. Ciência & Educação (Online), v. 24, n.2, p. 481-500, abr.-jun., 2018.Acessar Publicação
2018FELIPE, N. A. ; BASNIAK, M. I. Tarefas propostas para a utilização do material adaptado “Régua de frações” para o ensino de frações a cegos. Boletim online de educação matemática, v. 6, p. 356-376, 2018.Acessar Publicação
2018GALVAO, D. L. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; ANJOS, C. S. An approach to the plane geometry teaching in the inclusive school context: a deafblindness student case. European Journal of Special Education Research, v. 3, p. 54-71, 2018.Acessar Publicação
2018SILVA, S. C. R. ; ALVARISTO, E. F. ; PILATTI, L. A. ; VIGINHESKI, L. V. M. . Cegueira adquirida: implicações sociais, culturais e educacionais. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted (Revista de La Facultad de Ciencia y Tecnología), v. 1, p. 1-7, 2018.Acessar Publicação
2018SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; DESSBESEL, R. S. O uso de Tecnologias na Educação Especial: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted (Revista de La Facultad de Ciencia y Tecnología), v. Extraordin, p. 1-8, 2018.Acessar Publicação
2017DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; MENEGASSI, R. J. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V. A formação de conceitos em ciências naturais por alunos com deficiência intelectual. Revista de Investigacion y experiencias Didácticas, v. extraordin, p. 1203-1208, 2017Acessar Publicação
2017JUNIOR, A. S.; SILVA, S. C. R. da; VAZ, M. S. M. G.; BITTENCOURT, D. F. Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, p. 55-64, 2017.Acessar Publicação
2017MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SHIMAZAKI, E. M.; SILVA, S. C. R.; PACHECO, E. R. Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, n.4, p. 867-879, out.-dez, 2017.Acessar Publicação
2017VIGINHESKI, L. V. M. ; AIRES, J. P. ; DA SILVA, S. de C. R. ; PILATTI, L. A. ; FRASSON, A. C.; SHIMAZAKI, E. M. . Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 17, p. 223-250, 2017.Acessar Publicação
2016DA SILVA, S. C. R.; VIGINHESKI, L. V. M. ; SHIMAZAKI, E. M. Discussões sobre a inclusão na formação inicial de professores de matemática. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. EXTRA, p. 1680-1686, 2016.Acessar Publicação
2016MELO, M. G. A. ; SILVA, . S. ; SILVA, J. L. ; DA SILVA, S. de C. R. ; NEVES, M. C. D. Investigando o ensino de física realizado a uma aluna deficiente visual: reflexões necessárias num estudo de caso de uma escola do oeste do PARÁ. Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica (Eletrônica), v. 6, n.03, p. 145-150, 2016.Acessar Publicação
2016MIRANDA, A. D.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino da matemática ao deficiente intelectual:projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v.29, n.56, p. 505 - 761, set.-dez., 2016.Acessar Publicação
2016SCHIMAZAKI, E. M. ; SILVA, S. C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. . O ensino de matemática e a diversidade: o caso de uma estudante com deficiência visual. Interfaces da Educação, v. 6, p. 148-164, 2016.Acessar Publicação
2016VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; ANJOS, C. S. An approach for the teaching of notable products in an inclusive class: the case of a student with visual disabilities. European Journal of Special Education Research, v. 1, p. 24-40, 2016.Acessar Publicação
2014Viginheski, L. V. M.; Frasson, A. C. ; Silva, S. de C. R. da; Shimazaki, E. M. O Sistema Braille e o ensino da matemática para pessoas cegas. Ciência & Educação, v. 20, p. 903-916, 2014.Acessar Publicação
2014Viginheski, L. V. M.; Silva, S. C. R. ; Shimazaki, E. M. . O soroban na formação inicial do professor de matemática. Imagens da Educação, v. 4, p. 19-26, 2014.Acessar Publicação


 

Publicações de Livros e Capítulos de Livros


ANOPUBLICAÇÃO DE LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROSLINK DE ACESSO
2022BUENO, A. J. A. ; SHIMAZAKI, E. M. ; DA SILVA, S. de C. R. . UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA FREINET: SUBSÍDIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: Anderson Roges Teixeira Góes; Priscila Kabbaz Alves da Costa. (Org.). Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: fundamentos, práticas e propostas para Educação Inclusiva ? vol 1. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 34-44Acessar Publicação
2022SHIMAZAKI, E. M. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V. ; DA SILVA, S. de C. R. . Formação de conceitos matemáticos em pessoas com deficiência intelectual por meio do SOROBAN: Do estudo à tese premiada. In: Josie Agatha Parrilha da Silva; Silvio Luiz Rutz da Silva; Renato Marcondes. (Org.). Pós-graduação em Tempos de Pandemia: Caminhos e Conexões. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2022, v. 1, p. 100-114.Acessar Publicação
2022IAROS, J. A. H. ; BASNIAK, M. I. ; DA SILVA, S. de C. R. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: POSSIBILIDADE PARA A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES NO ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. In: Eliane Paganini da Silva; Franciele Clara Peloso. (Org.). Profissão docente em diferentes olhares, concepções e perspectivas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 303-335.Acessar publicação
2021MARCONDES, R. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SILVA, S. L. R. . OS PERCURSOS HISTÓRICOS DA ELABORAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO BRASIL. In: ANGÉLICA MONTEIRO;CARLA FIGUEIREDO;PAULO MARINHO; LUÍS GROSSO CORREIA;JÚLIA SOARES. (Org.). CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. 1ed.Porto: A FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, IP (FCT), 2021, v. 1, p. 163-181.Acessar Publicação
2021PRATES, R. T. C. ; DA SILVA, S. de C. R. ; Antunes, D. R. . A PERSPECTIVA DE PROFESSORES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). In: ANGÉLICA MONTEIRO;CARLA FIGUEIREDO;PAULO MARINHO; LUÍS GROSSO CORREIA;JÚLIA SOARES. (Org.). CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. 1ed.Porto: CIIE ? Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Edu, 2021, v. 1, p. 750-764.Acessar Publicação
2021SANTOS, T. R. ; DA SILVA, S. de C. R. ; CRUZ, H. . MATEMÁTICA INCLUSIVA: MATERIAL DIDÁTICO 3D PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: ANGÉLICA MONTEIRO;CARLA FIGUEIREDO;PAULO MARINHO; LUÍS GROSSO CORREIA;JÚLIA SOARES. (Org.). CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. 1ed.Porto: FCT, 2021, v. 1, p. 890-907.Acessar Publicação
2021ANDRADE, G. O. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; MEIRINHOS, M. F. . TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO INCLUSIVO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES APRESENTADAS EM CONGRESSOS BRASILEIROS. In: ANGÉLICA MONTEIRO;CARLA FIGUEIREDO;PAULO MARINHO; LUÍS GROSSO CORREIA;JÚLIA SOARES. (Org.). CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. 1ed.Porto: FCT, 2021, v. 1, p. 783-805.Acessar Publicação
2020SZESZ JUNIOR, A. ; MENDES, L. ; DA SILVA, S. de C. R. . Matemática fácil: sistema online para produção de equações matemáticas acessíveis. In: Jáima Pinheiro de Oliveira;Regina Keiko Kato Miura; Flaviane Pelloso Molina Freitas; Marília Bazan Blanco; Emely Kelly Silva Santos Oliveira. (Org.). Tecnologias educacionais como suportes para a inclusão escolar. 1ed.São Carlos: EDITORA DE CASTRO, 2020, v. 1, p. 11-26Acessar Publicação
2019MIRANDA, A. D.; GRACINO, E. R.; PINHEIRO, N. A. M.; SILVA, S. de C. R. da. Gestão escolar e educação inclusiva na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diálogos sobre Inclusão 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 163-177.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J.; HAYAKAWA, L. Y. A formação de professor para a inclusão. In: Antonio Carlos Frasson; Antonella Carvalho de Oliveira; Lucimara Glap. (Org.). Formação docente: princípios e fundamentos. 1 ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 207-221.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, ELSA MIDORI; MENEGASSI, RENILSON JOSÉ ; PACHECO, EDILSON ROBERTO . Sobre educação especial em pesquisa. In: Elsa Midori Shimazaki: Edilosn Roberto Pacheco. (Org.). Deficiência e inclusão escolar. 2ºed.Maringá: Eduem, 2018, v. 1, p. 11-17.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, E. M.; MORI, N. N. R. Atendimento educacional especializado à pessoa com deficiência intelectual. In: Elsa Midori Shimazaki; Edilosn Roberto Pacheco. (Org.). Deficiência e inclusão escolar. 2. ed. Maringá: Eduem, 2018, v. 1, p. 45-78.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, E. M.; PACHECO, E. R. (Org.) . Deficiência e inclusão escolar. 2º. ed. Maringá: Eduem, 2018. v. 1. 284p .Acessar Publicação
2017MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Uma análise de pesquisas brasileiras sobre o soroban. In: Antonio Carlos Frasson; Guataçara dos Santos Junior; Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro; Siumara Aparecida de Lima. (Org.). Reflexões em ensino de ciências e tecnologia. 01ed.Curitiba: UTFPR, 2017, v. 01, p. 107-124.Acessar Publicação
2016SHIMAZAKI, E. M.; AUADA, V. G. C. . Processo de letramento em jovens e adultos com deficiência intelectual: uma experiência com histórias em quadrinhos. In: Marcia Cristina Greco Ohuschi; REnilson jose Menegassi. (Org.). Dialogismo, interação em prática de linguagem no ensino de línguas. 1ªed.Castanhal-Pará: Editora da Universidade Federal do Pará, 2016, v. 1, p. 85-97.Acessar Publicação
2016SZESZ JUNIOR, A. Acessibilidade virtual na EaD: um relato da experiência do NUTEAD/UEPG. In: Eliane de Fátima Rauski; Fernanda Bassani; Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos; Marli de Fátima Rodrigues. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas: práticas compartilhadas. 201ed.Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016, v. 4, p. 01-189.Acessar Publicação
2015SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J. Infância e educação inclusiva como direito de todos. In: Ministério da Educação. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Iddae Certa: A criança no ciclo de alfabetização. 1ed.Brasília: MEC, SEB.: Esplanada dos Ministérios, 2015, v. 2, p. 56-66.Acessar Publicação

});