Nesta página, você encontra as Publicações do grupo.

 

Publicações em Periódicos


ANOPUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOSLINK DE ACESSO
2019MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SILVA, S. de C. R. da.; SHIMAZAKI, E. M.; PINHEIRO, N. A. M. Jogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, p. 404-419, 2019.Acessar Publicação
2018ALVARISTO, E. F.; PILATTI, L. A. ; SILVA, S. C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. . Material didático manipulável para o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual. Espacios (Caracas), v. 39, n.46, p. 32-41, 2018.Acessar Publicação
2018BORUCH, I. G. ; BASNIAK, M. I.. Animações no GeoGebra e o Ensino de Matemática: uma experiência com alunos com altas habilidades/superdotação. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted (Revista De La Facultad de Ciencia y Tecnología), v. extra, p. 1-8, 2018.Acessar Publicação
2018DA SILVA, S. de C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. ; SHIMAZAKI, E. M. . La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 40, p. 32210, 2018.Acessar Publicação
2018DESSBESEL, R. da S. ; SILVA, S. C. R. da ; SHIMAZAKI, E. M. O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática. Ciência & Educação (Online), v. 24, n.2, p. 481-500, abr.-jun., 2018.Acessar Publicação
2018FELIPE, N. A. ; BASNIAK, M. I. Tarefas propostas para a utilização do material adaptado “Régua de frações” para o ensino de frações a cegos. Boletim online de educação matemática, v. 6, p. 356-376, 2018.Acessar Publicação
2018GALVAO, D. L. ; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; ANJOS, C. S. An approach to the plane geometry teaching in the inclusive school context: a deafblindness student case. European Journal of Special Education Research, v. 3, p. 54-71, 2018.Acessar Publicação
2018SILVA, S. C. R. ; ALVARISTO, E. F. ; PILATTI, L. A. ; VIGINHESKI, L. V. M. . Cegueira adquirida: implicações sociais, culturais e educacionais. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted (Revista de La Facultad de Ciencia y Tecnología), v. 1, p. 1-7, 2018.Acessar Publicação
2018SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; DESSBESEL, R. S. O uso de Tecnologias na Educação Especial: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted (Revista de La Facultad de Ciencia y Tecnología), v. Extraordin, p. 1-8, 2018.Acessar Publicação
2017DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; MENEGASSI, R. J. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V. A formação de conceitos em ciências naturais por alunos com deficiência intelectual. Revista de Investigacion y experiencias Didácticas, v. extraordin, p. 1203-1208, 2017Acessar Publicação
2017JUNIOR, A. S.; SILVA, S. C. R. da; VAZ, M. S. M. G.; BITTENCOURT, D. F. Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, p. 55-64, 2017.Acessar Publicação
2017MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SHIMAZAKI, E. M.; SILVA, S. C. R.; PACHECO, E. R. Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, n.4, p. 867-879, out.-dez, 2017.Acessar Publicação
2017VIGINHESKI, L. V. M. ; AIRES, J. P. ; DA SILVA, S. de C. R. ; PILATTI, L. A. ; FRASSON, A. C.; SHIMAZAKI, E. M. . Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 17, p. 223-250, 2017.Acessar Publicação
2016DA SILVA, S. C. R.; VIGINHESKI, L. V. M. ; SHIMAZAKI, E. M. Discussões sobre a inclusão na formação inicial de professores de matemática. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. EXTRA, p. 1680-1686, 2016.Acessar Publicação
2016MELO, M. G. A. ; SILVA, . S. ; SILVA, J. L. ; DA SILVA, S. de C. R. ; NEVES, M. C. D. Investigando o ensino de física realizado a uma aluna deficiente visual: reflexões necessárias num estudo de caso de uma escola do oeste do PARÁ. Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica (Eletrônica), v. 6, n.03, p. 145-150, 2016.Acessar Publicação
2016MIRANDA, A. D.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino da matemática ao deficiente intelectual:projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v.29, n.56, p. 505 - 761, set.-dez., 2016.Acessar Publicação
2016SCHIMAZAKI, E. M. ; SILVA, S. C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. . O ensino de matemática e a diversidade: o caso de uma estudante com deficiência visual. Interfaces da Educação, v. 6, p. 148-164, 2016.Acessar Publicação
2016VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; ANJOS, C. S. An approach for the teaching of notable products in an inclusive class: the case of a student with visual disabilities. European Journal of Special Education Research, v. 1, p. 24-40, 2016.Acessar Publicação
2014Viginheski, L. V. M.; Silva, S. C. R. ; Shimazaki, E. M. . O soroban na formação inicial do professor de matemática. Imagens da Educação, v. 4, p. 19-26, 2014.Acessar Publicação
2014Viginheski, L. V. M.; Frasson, A. C. ; Silva, S. de C. R. da; Shimazaki, E. M. O Sistema Braille e o ensino da matemática para pessoas cegas. Ciência & Educação, v. 20, p. 903-916, 2014.Acessar Publicação


 

Publicações de Livros e Capítulos de Livros


ANOPUBLICAÇÃO DE LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROSLINK DE ACESSO
2019MIRANDA, A. D.; GRACINO, E. R.; PINHEIRO, N. A. M.; SILVA, S. de C. R. da. Gestão escolar e educação inclusiva na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diálogos sobre Inclusão 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 163-177.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J.; HAYAKAWA, L. Y. A formação de professor para a inclusão. In: Antonio Carlos Frasson; Antonella Carvalho de Oliveira; Lucimara Glap. (Org.). Formação docente: princípios e fundamentos. 1 ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 207-221.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, ELSA MIDORI; MENEGASSI, RENILSON JOSÉ ; PACHECO, EDILSON ROBERTO . Sobre educação especial em pesquisa. In: Elsa Midori Shimazaki: Edilosn Roberto Pacheco. (Org.). Deficiência e inclusão escolar. 2ºed.Maringá: Eduem, 2018, v. 1, p. 11-17.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, E. M.; MORI, N. N. R. Atendimento educacional especializado à pessoa com deficiência intelectual. In: Elsa Midori Shimazaki; Edilosn Roberto Pacheco. (Org.). Deficiência e inclusão escolar. 2. ed. Maringá: Eduem, 2018, v. 1, p. 45-78.Acessar Publicação
2018SHIMAZAKI, E. M.; PACHECO, E. R. (Org.) . Deficiência e inclusão escolar. 2º. ed. Maringá: Eduem, 2018. v. 1. 284p .Acessar Publicação
2017MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Uma análise de pesquisas brasileiras sobre o soroban. In: Antonio Carlos Frasson; Guataçara dos Santos Junior; Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro; Siumara Aparecida de Lima. (Org.). Reflexões em ensino de ciências e tecnologia. 01ed.Curitiba: UTFPR, 2017, v. 01, p. 107-124.Acessar Publicação
2016SHIMAZAKI, E. M.; AUADA, V. G. C. . Processo de letramento em jovens e adultos com deficiência intelectual: uma experiência com histórias em quadrinhos. In: Marcia Cristina Greco Ohuschi; REnilson jose Menegassi. (Org.). Dialogismo, interação em prática de linguagem no ensino de línguas. 1ªed.Castanhal-Pará: Editora da Universidade Federal do Pará, 2016, v. 1, p. 85-97.Acessar Publicação
2016SZESZ JUNIOR, A. Acessibilidade virtual na EaD: um relato da experiência do NUTEAD/UEPG. In: Eliane de Fátima Rauski; Fernanda Bassani; Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos; Marli de Fátima Rodrigues. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas: práticas compartilhadas. 201ed.Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016, v. 4, p. 01-189.Acessar Publicação
2015SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J. Infância e educação inclusiva como direito de todos. In: Ministério da Educação. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Iddae Certa: A criança no ciclo de alfabetização. 1ed.Brasília: MEC, SEB.: Esplanada dos Ministérios, 2015, v. 2, p. 56-66.Acessar Publicação

});